03/07/2017

A imperfeição e representatividade dos personagens de Yuri on Ice

Oi lá pessoas! Eu sei, estou falando tanto de YOI que deveria fazer um marcador só desse anime, já falei que, durante a exibição dele, fiz muitas teorias e anotações interessantes sobre o anime e gostaria de compartilhar esses pensamentos aqui. Enfim, o que acham disso? Ainda tenho muito pra falar desse anime e arrisco dizer que sei tanto de YOI quanto a Any sabe de No.6 e a preguiça de criar um blog só pra isso é mais forte que eu... Mas quero saber a opinião de vocês, se for o caso, eu faço um blog só pra YOI. Bom... Muita gente acha que quanto mais perfeito o personagem, melhor. Meu caso não é esse, YOI é muito realista em alguns aspectos e tenta trazer o máximo de representatividade à obra. AVISO: Tem spoiler. Só vou censurar os spoilers dos últimos episódios.

Vamos começar com Yuuri, nosso protagonista, eu acho que ele é o mais imperfeito de todos, o Yuuri sofre de ansiedade -sim, foi confirmado- e essa ansiedade é muito bem retratado em muitas cenas e em praticamente todos os episódios, ele é muito nervoso, inseguro e pensa demais. Eu já pesquisei alguns sintomas de ansiedade no google e ele tem muitos deles, mesmo que discretos, por exemplo, é frequente o Yuuri apertar as mãos nas roupas ou apertar os lábios, isso é um detalhe que passaria despercebido em qualquer obra, mas não, a produção fez questão de retratar isso, mesmo que quase ninguém perceba. Aí você pensa: "uma produção que fez uma animação com tantos defeitos, como eles se preocuparam em mostrar isso?"

Ainda falando do Yuuri... O pai de Yuuri no primeiro episódio nos fala que o nosso protagonista sempre ganhou peso muito rápido e nas cenas de quando ele era criança, o Yuuri é sempre retratado mais gordinho e meio desastrado. Sem falar que a mãe do Yuuri é gorda, não tratem gordo como ofensa, em que século estamos? o que isso parece? Exato! Também é genética, ou seja, chegamos à conclusão que a genética do Yuuri é bem "desfavorável". Como bem sabem, não se pode competir caso o patinador seja abaixo ou acima do peso, isso nos leva a crer que o Yuuri tem uma luta eterna contra a balança, engordando e emagrecendo em curtos períodos de tempo. Esse tipo de situação é tão real que dá até vontade de chorar, é muito comum encontrarmos pessoas reais nessa situação. Também gosto de pensar que Yuuri tem estrias! -só porque vi umas fanarts por aí- Sei que não é tão comum em homens, mas engordar e emagrecer com frequência causa estrias, ninguém é de ferro, né?

Aqui vai mais uma do Yuuri: ele usa óculos, né? Não sei dizer se ele é míope ou astigmático, mas até isso é retratado. Um dos problemas da patinação é que o gelo reflete muita luz e isso prejudica a visão da galera, é comum patinadores sofrerem desse mal. Além disso, os pais do Yuuri usam óculos, ou seja, o problema do Yuuri pode ser genético e fica ainda pior por causa da patinação. Vamos ao seguinte: Os olhos do Yuuri ficam levemente menores e um tanto diferentes quando ele tira o óculos e por isso que aquelas expressões que ele faz no Eros são provocantes, mas já pararam pra pensar que ele poderia estar forçando a sua visão pra se situar melhor no gelo? E também há cenas que ele estreita os olhos para ler sua pontuação. ME DIZ SE ISSO NÃO É MUITO REALISTA!

Passando pro Viktor, no início do anime ele é o Deus, o perfeito, o inalcançável, mas vale lembrar que no início do anime, apenas o ponto de vista de Yuuri conta. Depois percebemos que Viktor é impulsivo, uma pessoa sensata não largaria a carreira de pentacampeão pra ser técnico e essa impulsividade é muito retratada na vez que ele tirou foto no Ninja Castle ou quando fez certas iniciativas com Yuuri logo no primeiro episódio. Ou ainda da vez que ele saltou junto com o Yuuri, mesmo estando no chão. Ou todas as demonstrações de carinho que ele fez em público sem pensar duas vezes. Quando ele não é impulsivo, Viktor tem certa dificuldade em tomar decisões, lembram que no episódio 2 ele estava indeciso sobre usar Ágape ou Eros na apresentação? Ou quando teve que decidir se ia voltar com Yurio ou ficar com Yuuri como técnico, ele não decidiu nenhuma das duas situações, apenas contornou o problema e deixou as coisas acontecerem. Claro, foram decisões difíceis, mas ele não teria de escolher entre Yuuri e Yurio se não fosse sua impulsividade de fazer aquela promessa com o Yurio ou sua impulsividade de ir para o Japão.

Falando nisso, acho que Viktor era um tanto infeliz sendo patinador, pois não foi difícil ele largar tudo e ele mesmo diz que não se sente arrependido por sua decisão repentina. Yurio disse no episódio 2 que não importa o que o Viktor faça, o público nunca se surpreende, pois já se surpreendeu demais com Viktor e já estão acostumados. As vezes que Viktor patinou sozinho -isto é, sem ser competitivo, só treino pessoal-, ele parecia triste e melancólico. E a vez que ele [spoiler] chorou quando o Yuuri disse que queria que Viktor voltasse a patinar. Viktor recusou, pois não queria voltar se não fosse com Yuuri, porque ele ia voltar à mesma vida de antes [/spoiler] Viktor deixou claro muitas vezes que Yuuri lhe ensinou a felicidade e o significado de amor, pode ser que Viktor ame mais Yuuri do que a patinação, por isso não se importou em largar tudo. Nota: O fato de poder falar coisas assim também se deve à sua personalidade impulsiva.

Yurio é um típico tsundere e irritou o fato dele menosprezar todos, principalmente o Yuuri, por rivalidade. Mas até o ep. 11 tava aceitável, pois ele deixava claro que realmente se importa com os outros, mas quando ele [spoiler] bateu o recorde do Viktor [/spoiler], menosprezou muito mais, listando os patinadores com pontuação maior que a do Yuuri e afins, ficou com uma pose de "sou foda" enquanto Yuuri agoniza em sofrimento por conta da ansiedade. Mesmo que Yurio não saiba sobre a ansiedade de Yuuri, o mínimo que se espera é gentileza por parte de um amigo, certo? Ele até que estava tratando bem o japonês, mas só porque Yurio conseguiu um feito incrível, ficou se gabando. Fiquei super orgulhosa pelo Yurio e até gritei com ele na hora, mas depois notei que ele se tornou arrogante, aí passei a detestar essa atitude.

Desde o segundo episódio é mostrado que Yurio é solitário e não tem amigos, os únicos contatos que Yurio tem é o seu avô e Viktor -talvez Yakov também-. O que acontece? Seu avô não pode vê-lo nas apresentações e Viktor decide treinar um "aleatório", deixando Yurio completamente de lado. Sem falar que Yurio foi atrás de Viktor para lembrá-lo da promessa e o que acontece de novo? Nada, Yurio volta pra Rússia, derrotado e triste, a única pessoa que se importou foi Yuko e olhe lá! Quando voltou pra Rússia, Yurio decidiu ganhar custe o que custar e engoliu todos os sentimentos, passou por um treinamento pesado que talvez outras pessoas não tenham se submetido, talvez nem mesmo Viktor. Esse é o problema, Yurio se tornou uma "casca", apenas a vitória fazia a cabeça de Yurio, foda-se amigos, foda-se pessoas, foda-se tudo, ele só queria ganhar. [spoiler] Yurio treinou e mereceu a vitória tecnicamente falando, mas ele não se importou com ninguém, foi meio cuzão, por isso não achei justo o ouro dele, deveria ter perdido o pódio para aprender que a vida não é feita apenas de ouros, e os amigos? Foda-se? [/spoiler]. Antes que digam, amo o Yurio com tudo que tenho, até estou fazendo dois layouts dele, mas suas atitudes -principalmente nos últimos episódios- não foram nada louváveis, pelo contrário. Deu a entender que Yurio ainda não sabe bem o que é amor ou amizade, mas também deu a entender que ele está no caminho de saber -tia Hari e Otabek aprovam-. E quer saber? Isso é ótimo! Yurio é jovem, tem que fazer merdas mesmo, sabe? E
Aprender com elas e tals e isso também é muito representativo.

Chris subestimou os outros patinadores do início ao fim. Todo mundo ama ele, inclusive eu [comentário aleatório, mas é spoiler] queria que ele ficasse em primeiro, fiquei triste... [/spoiler], o Chris perdeu toda a motivação quando soube que Viktor ia sair e subestimou os competidores, sempre ficava em segundo quando Viktor estava lá, então ele se confiou nisso. Chris é egocêntrico e confiante demais, talvez não tanto quanto JJ, mas ganhou o público por ser sexy e amorzinho com os outros. Aliás, falando de Chris, alguém percebeu que ele ficou totalmente loiro no último episódio? Ele retocou a raiz. Aquele preto no cabelo dele acontece quando aparamos o cabelo e não retocamos a tintura. Mds, quando eu falo que YOI é "vivo" e "real" é disso que tô falando, um personagem de anime nunca mudaria o cabelo, como se não precisasse cortar ou pintar, sei lá!

Vou mandar a real, ninguém é obrigado a ser gay só porque o fandom quer, ok? JJ é o personagem mais odiado de todo o fandom -talvez só perdendo pra noiva dele- e isso é ridículo! Ele é noivo dela porque a ama, ninguém escolhe quem ama, achei que todo mundo já era grandinho pra saber disso. Um relacionamento hétero ou homo não faz mal a ninguém, achei que estivéssemos num país livre. E na verdade, quem disse que ele é hétero? Só porque ele é noivo de uma mulher não significa que ele é hétero, cuidado para não invisibilizar os bissexuais, ok? Não existem mais bi, pan, poli na cabeça de vocês? Mais uma coisa: Mesmo se ele for hétero mesmo, ninguém deveria se importar, isso é tipo uma "heterofobia", perceberam? Claro, sei que héteros não sofrem nada em comparação aos LGBT+, mas só disse isso pra abrir os "óleos" de vocês.

Todos nós sabemos que JJ é muito egocêntrico e confiante. Mas depois do episódio 11 eu tenho minhas dúvidas... Será que ele paga de egocêntrico e confiante para se sentir melhor? Bem, levando em conta que todo o mundo -literalmente- tava esperando ele em primeiro lugar, os pais dele são técnicos dele -vale lembrar que os pais dele também foram patinadores fodas- e que ele tem uma legião de fãs... É muito pressão, não acham? Aquele episódio 11 humanizou o JJ numa escala estratosférica.

Claro que temos imperfeições com todos os personagens, como é o caso do Guang, que não conseguiu pontuação porque não treinava -famoso "procrastinar nas redes sociais"-, mas eu queria ratificar esses pontos desses personagens justamente por serem os mais "perfeitos" para os olhos do fandom ou, no caso do JJ, um dos mais odiados. E sim, eu sei que coloquei alguns headcannons, mas criar headcannons é a minha vida, desculpa aí. Ah! Quando vocês forem ver os animes, vejam com um olhar "humano", é mais legal, sabe? Tratar os personagens como humanos mesmo, entender seus problemas e não só ficar assistindo. Isso foi muito bom para o meu amadurecimento como pessoa, fica aí a minha dica do dia <3

4 comentários:

  1. Bem não sei se deveria comentar pois será tão spoler para alguém ler depois que enfim..
    Yuri realmente sofre um caso sério de ansiosa e falta de confiança.
    Como Victor fala no último epsódio: "Pare de patinar como se fosse um treino."
    Vitya é meu primeiro amor nessa animação assisti literalmente por causa dele.
    Em relação ao resto concordo em partes pois em relação a mim não fui muito fã do JJ e Chris.
    Hoje entendo JJ por conta das ultimas informações oficiais em relação a ele.
    Mas meu amor está no trio Vitcor Yuuri e Yuri.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem tanto problema assim no seu comentário, não é spoiler não <3
      E sim, na verdade, isso é retratado muito bem e por essas e outras, eu amo YOI aaaaaahh!! Mas se o anime fosse meu, eu focaria mais nisso, deixando explícito e tudo mais -claro que não podem fazer isso porque o foco é esporte, mas digo se o anime fosse meu-.
      É, geralmente a galera ama muito o Viktor, excessivamente até, eu também gosto dele, mas não gosto de endeusar como o fandom costuma fazer -apesar de eu ter o layout do Viktor-.
      Nossa, é raro ver alguém que não goste do Chris, até fiquei curiosa! Acho que o Chris é meu personagem favorito, tirando o Viktor e o Yuuri, é claro! Não gosto do jeito que ele menospreza os "novatos da patinação", mas não consigo parar de gostar dele.
      E gosto pra caralho do JJ, ele é apenas muito inseguro, não justifica ser cuzão, mas isso o torna atraente para mim devido ao fato dele ser bem "humanizado".
      Eu também amo muito o trio, eles são muito bebês <3 E gosto do Otabek, do Chris, do JJ, do Guang, do Phichit... Gosto de todo mundo -q

      Excluir
  2. Eu não sei se fazem eras que eu não comento aqui, ou se tu anda numa vibe violenta com Yuri On Ice, porque eu me lembro que o último post teu que eu li era uma resenha do anime shaushuashuahsau

    Enfim, desde aquela resenha eu ainda não tomei vergonha na cara para ver Yuri on Ice, aliás, nem sei explicar bem porque, pois fazia um tempinho que eu queria ver um anime marotinho com viadagi fofis, sem cair naqueles clichês de sempre (ou pior em abusos, como foi a minha terna decepção e susto com Hyakujitsu no Bara... AH, CARA QUE TROLAGEM EU LEVEI NAQUILO ç-ç). Mas, acho que o hype com Yuri on ice foi tão grande, mas tão grande, a flodação foi tão louca, que de tanto ver na internet (e tomar spoiler) eu acabei meio que cansando e já sabendo de toda a história sem nem ver o anime =/

    Bem, mas do pouco que sei achei interessante o anime não ter focado apenas no romance, mas sim abordar o psicológico dos personagens, e essa questão de que a "cabeça" pode interferir em muita coisa, ou seja, que nem sempre é "bobagem" ou coisinha que passa logo, ainda mais para pessoas que trabalham num meio competitivo, tendo que participar de torneios.

    Achei legal essa parte do Viktor em ser impulsivo, pensei que ele passaria o anime inteiro sendo o "Deus", o cara bacana que aparece do nada para salvar seu boy inseguro (situação que me lembra muito de shoujos escolares, onde o cara bacana aparece do nada na vida da garota insegura e talls shuashuashuahsu). Enfim, ver que até mesmo o Viktor tem os seus defeitos é muito bom! Além disso, tu é a primeira pessoa que vejo falando desses detalhes tão pequenos, como a questão dos olhos do protagonista ficarem mais "fechados" ou por causa do problema de visão ou por causa do gelo, ou então do personagem que não retocou a tintura!

    Confesso que li todos os spoilers, até porque já vi quase tudo graças a internet mesmo ;-; Porém, eu fiquei meio triste pelo tsundere loirinho... Poxa, mesmo ele tendo sido arrogante me bateu peninha ficar sabendo que ele estava sozinho, com geral seguindo seu caminho ele sem miguxos ç-ç

    Enfim, eu não sei se o anime é tudo aquilo que dizem (pois tem uma galera que endeusa Yuri On Ice), mas com certeza é um anime que se preocupou em fazer algo diferente, ou mais "atualizado" para os gostos e "visão de mundo" de hoje em dia, porque acho que o pessoal já está meio cansado em ver ukes e semes e toda aquela mesma atmosfera....Bem, pelo menos é o que eu tenho observado o povo comentar na internet e talls, mas como eu não sou grande conhecedora de BL, fico apenas no achismo....... Apesar que eu também vi muita gente falando que Yuri On Ice não era um BL, não era uma história de romance gay, que o foco principal eram os personagens e o seu desenvolvimento dentro da patinação e na vida (algo do tipo, só não me lembro se foi num post de blog ou se foi no facebook e--e)

    Kiss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hm, os dois shuahsu MEU AMOR POR YOI NÃO VAI ACABAR, AMÉM SATAN!

      Se você sabe tudo, não tem graça mesmo ver, só se você quiser surtar ao vivo e ver os boys patinando na mais bela purpurina <3 E claro, ler as teorias, as teorias são ótimas, minha gente! Sério! Amo fazer teorias e criar headcannon de YOI, melhor coisa eeeeever...

      Qualquer coisinha que é posta lá não é "por acaso", por isso que explora tanto o psicológico dos personagens e dá pra fazer tantas teorias e afins, acho que é por isso que as apresentações são tão importantes, é nelas que a gente se apega, sabe? É através das danças que a gente sabe como funciona a cabeça da galera, qual o sentimento que envolvem eles, sabe? Nossa, o arrepio -q

      Sim, ele tem alguns defeitos. O Viktor passou uns 4 epis sendo "Deus" porque o anime é contado na visão do Yuuri, e todo fã acha o seu ídolo um Deus, por que não? De fato ele é um cara bacana que "salva" o boy inseguro, mas não é beeem assim, ele não é TÃO bacana e o o Yuuri não é TÃO inseguro ou "uke genérico" -na verdade, acho o Yuuri mais ativão que o Viktor-. Sim, eu sou bem detalhista, eu também reparei nas unhas pretas do Viktor com 15 anos shuasuha hm, pintava as unhas ele...

      Sim, ele tava sozinho em um mundo de competitividade total, mas porra, ele não estava totalmente só, o Viktor e o Yuuri ainda apoiavam ele com todo o coração e o que o Yurio fez? Exato, chutou o banco que os dois estavam sentados, ficou se achando e ainda ficou listando as pessoas com a pontuação maior que a do Yuuri pra querer se passar de "fodão", caralho, fiquei com nojo.

      Pera lá! Endeusar não! Não é o melhor anime do mundo com a melhor história e nem nada, mas é um bom anime fora dos clichês que é bom assistir. Acho que YOI realmente é superestimado por muitas pessoas, assim como todo anime "modinha", né? Sim, você tá certa, os BLs estão cada vez mais clichês, chegou um tempo que a galera tava se apoiando em Web comics pra FINALMENTE achar um casal diferentão, mas as web comics novas estão no clichê também, aí como faz? Yuri. on. Ice. Uma história boa que NÃO É BL, não é yaoi, nem shounen-ai, é uma história interessante que tem um casal gay que é "fora dos padrões". O post que você viu está certo, o foco é o desenvolvimento e os personagens no geral.

      Excluir

Vai comentar? Leia as regrinhas:

~ Pode abusar dos palavrões o quanto quiserem, mas ofensas serão excluídas. Caso queiram criticar, críticas construtivas por favor;
~ "Seguindo, segue de volta?" Sim, mas fale um pouco do post também;
~ Pedidos? Fiquem a vontade;
~ Lemos a todos os comentários e sempre os respondemos;
~ No fim do comentário deixe o link de seu blog, se gostarmos, seguimos com prazer .

Pode comentar agora!